A imagem acima ilustra a BARRA DE ACESSIBILIDADE disponibilizada NO TOPO de todas as páginas do nosso portal. Essa facilidade permite que o internauta, a partir de qualquer página, possa ter acesso a páginas "especiais" e ainda traz controles de visualização. Vamos identificar a barra, da esquerda para a direita:
A imagem acima ilustra o CAMINHO PERCORRIDO até chegar na página atual - uma técnica usada em interfaces de usuário para proporcionar-lhes um meio de localização dentro de uma estrutura de documentos. Em nosso portal todas as páginas possuem essa funcionalidade e através dela é possível acessar cada "nível" percorrido através de um link acessível através de um clique na palavra que o identifica.
O termo acessibilidade significa permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação. Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes. Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O e-MAG está alinhado às recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais. Na parte superior do portal existe uma barra de acessibilidade onde se encontram atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal. Os atalhos padrões do governo federal são:
Teclas de atalho: são teclas de acesso rápido a seções do conteúdo. Esse ambiente disponibiliza as teclas de atalho:
Para utilizar as teclas de atalho, existem comandos específicos de cada navegador:
Existem ainda combinações de tecla que são comuns a quaisquer navegadores e não dependem de nenhuma programação específica pelo desenvolvedor de páginas: